A vida nos leva exatamente para onde nós queremos.
Se voce não sabe o caminho, qualquer direção serve,
Tem uma frase bíblica que diz mais ou menos assim: "orai e vigiai", por que ?
Para não cair na armadilha do "deixa a vida me levar, para onde ela quiser ..." .
Devemos sempre estar atentos. Acontecem muitas coisas na vida da gente
que não pedimos, simplesmente contece. Será que não pedimos ?
Existe uma regra que diz que, para cada ação há uma reação !
sábado, 9 de outubro de 2010
sábado, 31 de julho de 2010
Hierofantes - Hierophantes
Cada vez que aprendo algo novo, descubro que o poder de nossa mente é algo que vai muito além do que podemos imaginar. Tudo o que conhecemos, tudo que vemos, ouvimos e sentimos, gira em torno da nossa mente. Tudo sai dela, ou melhor, tudo é criado por ela.
“O universo que conhecemos é criado por nossa mente.”
O primeiro princípio, dos sete princípios herméticos, que veremos mais a frente, é o princípio do mentalismo: o todo é mente, o universo é mental, que significa que a realidade objetiva do universo é mente; e o mesmo universo é mental, isto é, existente na mente do todo. Então, se o universo é mental na sua natureza, a transmutação mental pode ser considerada como a arte de mudar as condições do universo, nas divisões de matéria, força e mente.
Hermes Trismegistus (três vezes grande).
Ao deus egipcío da sabedoria (Toth – duas vezes grande) foi atribuido como sendo o escritor de uma série de textos sagrados egipcíos os quais descrevem os segredos do universo. Os antigos textos herméticos podem ser considerados também retentores de ensinamento e de uma base de iniciação, a da antiga religião egipcía ensinada secretamente a poucos pelos sacerdotes (os hierofantes) nos templos egipcíos sob o mais absoluto segredo.
“Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento.”
A tradição hermética que era transmitida antigamente, se refere as ciências ocultas e a prática da magia. Essa tradição não se propõe a fabricação de ouro como muitos acreditam, mas principalmente no homem, que livre da ganância, torna-se capaz de emergir para a luz. Extraindo do homem o ouro que nele se contém e tornando-se luminosa, a alquimia se revela uma arte essencialmente iniciática, uma transmutação.
“A Mente (tão bem quanto os metais e os elementos) pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de pólo em pólo, de vibração em vibração. A verdadeira transmutação hermética é uma arte mental.”
São sete as principais leis herméticas, estas se baseiam nos princípios incluídos no livro "O Caibalion" que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas.
1-Lei do Mentalismo : "O Todo é Mente; o Universo é mental."
2-Lei da Correspondência: "O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"
3-Lei da Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".
4-Lei da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados".
5-Lei do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".
6-Lei do Gênero: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação".
7-Lei de Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei".
O Hermetismo esta ligado a alquimia, ou melhor, a alquimia esta ligada ao hermetismo porque alquimia significa transformação ou transmutação e a pratica do hermetismo é um dos caminhos para a transmutação.
Os hermetistas eram os antigos alquimistas, astrólogos e psicologistas, tendo sido Hermes Trimetgistus o fundador dessas escolas de pensamento. Da astrologia nasceu a moderna astronomia; da alquimia nasceu a química; da psicologia mística nasceu a modena psicologia.
É de Hermes Trismegistus a autoria da Tabula Smaragdina:
(1) Verum sine mendacio, certum et verissimum:
(2) Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius, ad perpetranda miracula rei unius.
(3) Et sict omnes res fuerunt ab Uno, mediatione unius, sic omnes res natæ fuerunt ab hac una re, adaptatione.
(4) Pater ejus est Sol, mater ejus Luna;
portavit illud Ventus in ventre suo; nutrix ejus Terra est.
(5) Pater omnes Telesmi totius mundi est hic.
(6) Vis ejus integra est, si versa fuerit in Terram.
(7) Separabis terram ab igne, subtile a spisso, suaviter, cum magno ingenio.
(8) Ascendit a terra in cœlum, interumque descendit in terram et recipit vim superiorum et inferiorum.
(9) Sic habebis gloriam totius mundi.
(10) Ideo fugiet a te omnis obscuritas.
(11) Hic est totius fortitudinis fortitudo fortis: quis vincet omnem rem subtilem omnemque solidam penetrabit.
(12) Sic mundus creatus est.
(13) Hinc erunt adaptationes mirabiles quarum modus est hic.
(14) Itaque vocatus sum Hermes Trismegitus, habens tres partes philosophiæ totius mundi.
(15) Completum est quod dixi de Operatione Solis.
Tradução:
(1) É verdade, certo e muito verdadeiro:
(2) O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
(3) E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
(4) O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;
(5) O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
(6) Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
(7) Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.
(8) Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.
(9) Desse modo obterás a glória do mundo.
(10) E se afastarão de ti todas as trevas.
(11) Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:
Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.
(12) Assim o mundo foi criado.
(13) Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
(14) Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegistus, pois possuo as três partes da filosofia universal.
(15) O que eu disse da Obra Solar é completo.
“Para mudar a vossa disposição ou vosso estado mental, mudai a vossa vibração.”
“Para destruir uma desagradável ordem de vibração mental, ponha em movimento o princípio da polaridade e concentra sobre a pólo oposto ao que desejas suprimir. Destruir o desagradável, mudando a sua polaridade.”
“O conhecimento é como a riqueza, destinado ao uso. A lei do uso é universal, e aquele que viola esta lei sofre por causa do seu conflito com as forças naturais.”
O Caibalion
domingo, 25 de julho de 2010
Sinais
A cada momento estamos sendo, cada vez mais, informados pelos planos superiores sobre os acontecimentos futuros, a necessidade de mudarmos nossa mente para um plano mais elevado de consciência e nos preparamos para as mudanças que estão por vir. São várias as formas de informações para vários tipos de seres e mentes. Todas as religiões estão dizendo a mesma coisa de formas diferentes, são mensagens visuais, faladas, escritas, pscicografadas, canalizadas, astrológicas, etc. A maioria, traz mensagens muito positivas, de ajuda, para termos uma consciência mais ampla, para podermos compreendermos melhor o que esta acontecendo.
O mundo esta mudando, de várias formas, e isto é um fato, muitas pessoas estão vendo mas não estão percebendo e por isso não entendem. Nós estamos passando por uma profunda transaformação interna e externa. Essa transformação nos levará para um plano superior onde não há espaço para sentimentos de planos inferiores como a raiva, ódio, rancor, mágoas, despreso, cobiça, ganância, egoísmo, intolerância, guerra, matança, etc.
Temos que nos preparar executando a nossa transformação interna, temos que nos polir internamente, mudando nossas atitudes primeiro para consigo mesmo e depois ou quase ao mesmo tempo, para com o próximo. Nós só conseguimos "olhar" para o próximo depois que estivermos polidos internamente. E como fazemos isso? É muito simples, basta apenas seguirmos o que o mestre nos ensinou, amando ao próximo como a nós mesmos. É, mas não é fácil amar ao próximo não é, muitos nem amamos a sí mesmos, como podem amar ao próximo? Eu tenho comigo um lema de vida: "Não faça com os outros aquilo que não gostaria que fizesse com voce".
Que tal começar com o autoconhecimento, buscar informações de "o que somos e para onde vamos ....se é que vamos". A busca pelo autoconhecimento é um primeiro passo, mas requer muito esforço e dedicação, não basta ler 3 ou 4 livros de auto ajuda, tipo os que estão na lista da revista Veja. Sinto em dizer que não é tão fácil assim, a busca é árdua. Quando nos conhecemos melhor, nos tornamos pessoas equilibradas e em sintonia com o universo, porque sabemos o que somos e o que estamos fazendo aqui, só aí conseguimos ver os sinais, as mensagens e entende-las. Quando temos o conhecimento da nossa capacidade de enterder o universo, tudo fica mais fácil e claro de se compreender.
Já postei aqui, várias técnicas para se ter uma vida mais equilibrada e com saúde. Neste blog, eu dou apenas dicas e alguns ensinamentos que aprendi e ainda aprendo a base de muito estudo e pesquisas.
Voce precisa "ir a trás" buscar o seu caminho, por isso se chama autoconhecimento. Mas tome cuidado, pois tem muita "porcaria" por ai. O tempo é curto e o trabalho é muito. Uma notícia ruim se espalha rapidamente, voce conta para no mínimo 5 pessoas, mas uma notícia boa voce conta para apenas uma ou duas pessoas.
Vamos espalhar coisas boas por ai. Conversar sobre assuntos relevantes. Vamos "elevar o nível". Vamos cuidar da água que bebemos, do ar que respiramos, das plantas e arvores, dos animais, da natureza que nos cerca de um modo geral. Vamos respeitar o próximo e principalmente nosso planeta, pois ele precisa de ajuda e rápido.
Voce precisa "ir a trás" buscar o seu caminho, por isso se chama autoconhecimento. Mas tome cuidado, pois tem muita "porcaria" por ai. O tempo é curto e o trabalho é muito. Uma notícia ruim se espalha rapidamente, voce conta para no mínimo 5 pessoas, mas uma notícia boa voce conta para apenas uma ou duas pessoas.
Vamos espalhar coisas boas por ai. Conversar sobre assuntos relevantes. Vamos "elevar o nível". Vamos cuidar da água que bebemos, do ar que respiramos, das plantas e arvores, dos animais, da natureza que nos cerca de um modo geral. Vamos respeitar o próximo e principalmente nosso planeta, pois ele precisa de ajuda e rápido.
quarta-feira, 10 de março de 2010
A Simbologia das Cores
Definição: A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente e tem para nós uma representação interna, em nível cerebral.
Fatos: As cores têm uma grande influência psicológica sobre nós. Podemos usá-las nosso favor, como estímulos, para obtermos resultados, funcionalidades práticas, dar e receber informações.
Explicação: A cor, ou tom, é resultado da existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não haveria cores, à exceção do preto que, é exatamente a ausência de luz. O preto é resultado de algo que absorve toda a luz e não reflete, o branco resulta de algo que reflete toda a luz, logo é a existência de luz, da sobreposição de todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris. Assim, poderíamos dizer que o branco e o preto não são exatamente cores, mas antes características da luz. A cor vermelha, por exemplo, foi muito utilizada no Império Romano, pelos nazistas e comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos.
História: Isaac Newton, em 1666, fez uma experiência onde verificou que a luz do Sol, tinha grande influência na existência das cores, nomeadamente as cores do arco-íris. De salientar a sua importância, na evolução das teorias para a explicação da natureza da luz, para explicar igualmente a cor que vemos nas coisas e compreender que estas se relacionam com a estrutura das substâncias que as constituem.
Mais explicação: A luz é, pois fundamental para a percepção da cor, uma vez que as cores só existem e só são vistas pelos nossos olhos, com a presença da luz. Assim, é essencial falar da cor-pigmento e da cor-luz. A cor-pigmento é a substância usada para imitar os fenômenos da cor-luz. Cores que podem ser extraídas da natureza, como materiais de origem vegetal, animal ou mineral, e que da sua mistura, através de processos industriais, surge o pigmento. A cor-luz baseia-se na luz solar e pode ser vista através dos raios luminosos. A cor-luz representa a própria luz, capaz de se decompor em várias cores.
Vejamos agora, a simbologia das cores que em muito podem nos ajudar no dia-a-dia:
O preto, por exemplo, está associado à idéia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de certa sofisticação e luxo. Simboliza também: dignidade, poder, modernidade, formalidade, anonimato, raiva, mistério e azar;
O branco associa-se à idéia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa também inocência, pureza, reverência, simplicidade, esterilidade e rendição;
A cinza pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso, qualidade, elegância, humildade, respeito, reverência e sutileza;
O Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico;
O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor e o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade, a raiva, força, energia ou o poder;
O Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança;
O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança, calma, natureza, primavera, fertilidade, desenvolvimento e riqueza;
O Verde escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril;
O Verde claro significa contentamento e proteção.
O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética ativa que transmite otimismo. Está associada ao Verão.
A Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É, pois uma cor ativa que, significa movimento e espontaneidade. Simboliza também a energia, criatividade, equilíbrio e entusiasmo;
O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, subtileza, harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, dependência, tecnologia, liberdade e saúde. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
O Azul escuro é considerado uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a certa falta de coragem ou monotonia.
O Azul claro significa tranqüilidade, compreensão e frescor.
O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade. Simboliza também o sólido, seguro, calmo, rústico, estagnação, peso e a aspereza;
O Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito. Simboliza também a velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro) e fraqueza;
O Ciano simboliza a tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
A Magenta é sinal de luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
A Violeta significa espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência e dor;
O Lilás significa espiritualidade e intuição.
O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
O Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.
O Salmão está associado à felicidade e à harmonia.
O prateado ou prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.
O Dourado ou cor de ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.
A utilização das cores depende muito do que se deseja alcançar para uso próprio ou para obter estímulos externos. Usando as cores certas nos momentos certos, pode mudar o seu dia ou até quem sabe sua vida, dando uma “mãozinha” na sua forma de se expressar.
Fatos: As cores têm uma grande influência psicológica sobre nós. Podemos usá-las nosso favor, como estímulos, para obtermos resultados, funcionalidades práticas, dar e receber informações.
Explicação: A cor, ou tom, é resultado da existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não haveria cores, à exceção do preto que, é exatamente a ausência de luz. O preto é resultado de algo que absorve toda a luz e não reflete, o branco resulta de algo que reflete toda a luz, logo é a existência de luz, da sobreposição de todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris. Assim, poderíamos dizer que o branco e o preto não são exatamente cores, mas antes características da luz. A cor vermelha, por exemplo, foi muito utilizada no Império Romano, pelos nazistas e comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos.
História: Isaac Newton, em 1666, fez uma experiência onde verificou que a luz do Sol, tinha grande influência na existência das cores, nomeadamente as cores do arco-íris. De salientar a sua importância, na evolução das teorias para a explicação da natureza da luz, para explicar igualmente a cor que vemos nas coisas e compreender que estas se relacionam com a estrutura das substâncias que as constituem.
Mais explicação: A luz é, pois fundamental para a percepção da cor, uma vez que as cores só existem e só são vistas pelos nossos olhos, com a presença da luz. Assim, é essencial falar da cor-pigmento e da cor-luz. A cor-pigmento é a substância usada para imitar os fenômenos da cor-luz. Cores que podem ser extraídas da natureza, como materiais de origem vegetal, animal ou mineral, e que da sua mistura, através de processos industriais, surge o pigmento. A cor-luz baseia-se na luz solar e pode ser vista através dos raios luminosos. A cor-luz representa a própria luz, capaz de se decompor em várias cores.
Vejamos agora, a simbologia das cores que em muito podem nos ajudar no dia-a-dia:
O preto, por exemplo, está associado à idéia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de certa sofisticação e luxo. Simboliza também: dignidade, poder, modernidade, formalidade, anonimato, raiva, mistério e azar;
O branco associa-se à idéia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa também inocência, pureza, reverência, simplicidade, esterilidade e rendição;
A cinza pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso, qualidade, elegância, humildade, respeito, reverência e sutileza;
O Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico;
O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor e o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade, a raiva, força, energia ou o poder;
O Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança;
O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança, calma, natureza, primavera, fertilidade, desenvolvimento e riqueza;
O Verde escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril;
O Verde claro significa contentamento e proteção.
O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética ativa que transmite otimismo. Está associada ao Verão.
A Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É, pois uma cor ativa que, significa movimento e espontaneidade. Simboliza também a energia, criatividade, equilíbrio e entusiasmo;
O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, subtileza, harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, dependência, tecnologia, liberdade e saúde. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
O Azul escuro é considerado uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a certa falta de coragem ou monotonia.
O Azul claro significa tranqüilidade, compreensão e frescor.
O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade. Simboliza também o sólido, seguro, calmo, rústico, estagnação, peso e a aspereza;
O Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito. Simboliza também a velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro) e fraqueza;
O Ciano simboliza a tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
A Magenta é sinal de luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
A Violeta significa espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência e dor;
O Lilás significa espiritualidade e intuição.
O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
O Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.
O Salmão está associado à felicidade e à harmonia.
O prateado ou prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.
O Dourado ou cor de ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.
A utilização das cores depende muito do que se deseja alcançar para uso próprio ou para obter estímulos externos. Usando as cores certas nos momentos certos, pode mudar o seu dia ou até quem sabe sua vida, dando uma “mãozinha” na sua forma de se expressar.
Assinar:
Postagens (Atom)